O PROJETO

O projeto “Os Profetas” visa registrar, valorizar e promover os profetas da chuva cearenses, no sentido de salvaguardar os modos de viver e habitar dos povos do sertão nordestino. A proposta é gerar um registro documental sobre os saberes desses mestres da cultura, perpassando por algumas contextualizações históricas, sociais e culturais.

Para tal, foi produzido o livro “Os Profetas: pelo desejo de fazer chover” e um documentário. São duas narrativas que tratam de homens e mulheres do sertão cearense, os quais dominam o misticismo e os mistérios do semiárido para prever a chegada da água por meio de observações e experiências de fenômenos naturais.

Neste site, é possível ler e assistir gratuitamente estes produtos finais, bem como desfrutar de um audiolivro com a narração e audiodescrição do livro. Paralelo a isso, serão distribuídos 2.000 livros impressos gratuitos para formadores de opinião, ONGs e bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará.

Assim, o projeto coloca os profetas da chuva num patamar de respeito e reconhecimento e, ao mesmo tempo, democratiza o acesso ao livro e ao conhecimento.